Quais são os principais métodos geofísicos mais utilizados para investigações ambientais.
Existe uma variedade de métodos geofísicos que podem ser utilizados nos estudos ambientais, porém os principais e mais adequados métodos, que comumente são aplicados à investigação da contaminação do solo e da água subterrânea, são o geo-radar (GPR), o eletromagnético indutivo (EM), a eletrorresistividade (ER) e a magnetometria.
A vantagem desses métodos em relação a outros métodos geofísicos consiste basicamente na capacidade de detecção direta da contaminação subterrânea e não apenas na identificação das feições geológicas das áreas em estudo.
Geo-radar (Ground Penetrating Radar – GPR)
- propriedade física: permissividade dielétrica;
- princípio: onda eletromagnética refratada e refletida;
- aplicação: caracterização geológica e hidrogeológica, localização de resíduos enterrados, localização de dutos e galerias subterrâneas, cubagem em aterros e lixões e detecção de contaminação orgânica ou inorgânica.
Eletromagnético indutivo (EM)
- propriedade física: condutividade elétrica;
- princípio: indução de campo eletromagnético no subsolo;
- aplicação: definição das condições hidrogeológicas naturais, localização de resíduos, tambores e tanques enterrados, galerias subterrâneas e delimitação de plumas de contaminação inorgânica.,
Eletrorresistividade (ER)
- propriedade física: resistividade elétrica;
- princípio: injeção de corrente no solo;
- aplicação: caracterização hidrogeológica, determinação dos estratos geológicos, localização de resíduos enterrados e mapeamento de plumas de contaminantes inorgânicos.
Magnetometria (método magnético)
- propriedade física: suscetibilidade magnética;
- princípio: determinação de anomalias de materiais ferromagnéticos;
- aplicação: localização de tanques, tambores e de resíduos metálicos ferrosos enterrados.