O que é e onde fica a água subterrânea?
A água que existe abaixo da superfície do terreno circula nos espaços vazios, denominados poros, existentes entre os grãos que formam os solos e as rochas sedimentares. Em alguns tipos de rocha, a água circula através de fraturas, que são porções onde as rochas se romperam devido à movimentação da crosta terrestre.
O que é um aquífero?
Aquífero é um reservatório subterrâneo de água, caracterizado por camadas ou formações geológicas suficientemente permeáveis, capazes de armazenar e transmitir água em quantidades que possam ser aproveitadas como fonte de abastecimento para diferentes usos.
Em um aquífero granular a água circula entre os grãos das rochas sedimentares.
No aquífero cristalino ou fraturado a água circula pelas fraturas da rocha.
E no aquífero cárstico a água circula pelas fendas de dissolução da rocha.
Você sabia que existem 5 aquíferos importantíssimos no estado de São Paulo?
Esses aquíferos são responsáveis:
– pelo abastecimento de 458 municípios;
– pelo desenvolvimento da agricultura e indústria;
– pela segurança hídrica das regiões com stress hídrico.
Captação de Água Subterrânea em Aquíferos
O poço é uma obra que permite o acesso direto ao aquífero, possibilitando bombear a água subterrânea.
Poço tubulares profundos: São obras de 6 ou mais polegadas de diâmetro e mais de 50 metros de profundidade, revestidos com tubulação de aço ou pvc.
Cacimbas: São poços rasos com 1 a 2 metros de diâmetro e com 10 a 15 metros de profundidade.
Por outro lado, poço abandonado, mal conservado ou mal construído, também pode ser um acesso direto para a entrada de contaminantes no aquífero. É importante saber quais são os cuidados que devem ser tomados na sua construção.
Para a construção de um poço tubular profundo deve-se portanto solicitar um Estudo de Viabilidade de Captação de Água Subterrânea a um profissional competente (geólogo ou engenheiro de minas) para verificar as possibilidades de obtenção de água subterrânea, escolher o local da perfuração e fazer um projeto de poço.
O Instituto Geológico (IG), Instituição de Pesquisa Científica da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo desenvolve projetos de pesquisa científica que geram conhecimento científico que auxiliam nas políticas públicas.
Para conhecer os projetos do IG, recomendamos o acesse: http://abre.ai/sintese_aquifero e http://abre.ai/protecao_agua_sub.
Fonte do texto: https://www.facebook.com/igeologicosp. https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/institutogeologico/2017/01/como-construir-um-poco-tubular-profundo/