InSight Permitirá Estudar o Interior do Planeta Vermelho

A sonda InSight, atual missão da Nasa, pousou no Planeta Vermelho no final da tarde desta segunda-feira, 26/11 e já enviou as primeiras imagens. Denominada, InSight, Interior Exploration Using Seismic Investigations, Geodesy and Heat Transport, ou seja, exploração do interior usando investigação sísmica, geodésica e transporte de calor, a sonda irá captar os tremores de Marte e diversos outros dados por um período de 728 dias terrestres, 709 Sols marcianos.

As análises permitirão obter informações sobre a história geológica de Marte e conhecer sua estrutura: crosta, manto e núcleo.

No site da Nasa é possível assistir ao vídeo que esclarece a missão: https://mars.nasa.gov/insight/mission/overview/

A sonda InSight tem três instrumentos que buscam olhar para trás no tempo, quando os planetas rochosos do Sistema Solar se formaram pela primeira vez e assim entender sua evolução. Os instrumentos são um sismômetro, que detectará as ondas sísmicas; uma sonda de fluxo de calor, que irá medir a quantidade de calor irradiado pelo Planeta Vermelho; e ainda antenas RISE (Rotation and Interior Structure Experiment) que permitirão medir a oscilação do polo norte e assim fornecendo pistas sobre o tamanho e a composição do núcleo metálico de Marte.

    

Fonte: https://mars.nasa.gov/insight

Nenhum comentário ainda