Geotecnia e Geofísica: a convergência para reduzir custos e aumentar a segurança das estruturas

Geotecnia e Geofisica

A geotecnia e a geofísica são absolutamente importantes na construção de estruturas com segurança e sem a chance de problemas futuros que podem inviabilizar todo o investimento. Mas como realizá-los melhor e maximizar os seus efeitos?

A abordagem interdisciplinar é a melhor saída. Combinando os estudos geotécnicos e geofísicos é possível conseguir um aproveitamento mais interessante dessas áreas de conhecimento, aproveitamento esse que se traduz em um trabalho de qualidade, custos reduzidos e em estruturas seguras.

Quer saber como a convergência da geotecnia e da geofísica são fatores decisivos para construir melhor e com grande economia? Tudo o que você precisa fazer é continuar a leitura deste artigo. Vamos começar?

Geotecnia e geofísica: diferentes, mas similares.

Não há dúvidas que a geotecnia e a geofísica são dois conceitos isolados, mas essas duas áreas de estudo tratam de assuntos muitas vezes similares entre si.

geotecnia-e-geofisica-diferentes-mas-similares

A geofísica está interessada no estudo do interior terrestre, nos movimentos do solo, na composição de camadas

A geotecnia é voltada principalmente para os estudos específicos da construção levando em consideração a viabilidade do solo, suas características e as possibilidades que a região apresenta para a obra, assim como as suas limitações.

Sendo assim, quando há a necessidade de realizar a averiguação de geohazards em ocasiões de construção onde o terreno é acidentado, passível de erosão ou escorregamentos, é importante que a geotecnia dialogue com a geofísica para que o empreendimento tenha segurança, resguardando o seu investimento de correções futuras que podem – e na maioria das vezes tem – custos elevados.

A geotecnia e a geofísica trabalhando juntas possibilitam uma visão muito mais aprofundada das características do solo onde será instalada uma estrutura, através de sistemas de última geração e o grande arcabouço de conhecimentos que essas duas áreas correlacionadas possuem.

A geofísica traz a tecnologia como grande aliada no mapeamento dos solos. por exemplo, é possível detectar o limite solo/rocha, o nível do lençol freático, a propensão do substrato para o escorregamento, etc. A geotecnia, então, se utiliza desses dados para um panorama que leva em consideração a presença de estruturas na área, e se elas serão motivadores de problemas futuros ou não.

convergencia para reduzir custos

A geotecnia e a geofísica produzindo ambientes seguros

Trazemos neste tópico um apanhado de situações, geohazards e áreas de atuação da geotecnia e da geofisica, mostrando onde elas são aplicadas em conjunto.

Plataformas de petróleo

As plataformas petrolíferas nos mares se beneficiam muito da geotecnia e da geofísica atuando de forma convergente e interdisciplinar, principalmente pelas duas questões já apresentadas no artigo: a segurança e os custos.

plataformas-de-petroleo

A complexidade dessas estruturas submersas não se relaciona apenas à própria estrutura ancorada, mas sim aos dutos, tubos e estruturas de perfuração que possuem um custo altíssimo e manutenção complicada de se realizar. Dessa forma, se gasta com o equipamento, com o profissional e com o tempo que a plataforma está inoperante em caso de escorregamentos ou outros problemas de natureza geológica.

A geotecnia aliada a geofísica permite entender o solo submarino com muito mais fidelidade, saber o que há abaixo dele e prever problemas, o que garante um conhecimento dos riscos e a elaboração de planos de resposta contundentes.

Casas e prédios em encostas

Recentemente, um deslizamento em Serra Leoa deixou 300 feridos no que já é contabilizado como o maior acidente com mortos e feridos de 2017. Com a geotecnia e a geofísica, problemas como esses se tornam raros e coisas do passado.

casas-e-predios-em-encostas

A geotecnia e a geofísica se beneficiam absolutamente uma da outra na construção em encostas passíveis de erosão e escorregamentos. Através de medições não intrusivas, realizadas na superfície do terreno, torna-se possível identificar os materiais em subsuperfície e saber se aquela é uma área segura para a construção de casas ou outras estruturas.

Além disso, também é possível saber a condição do solo após a construção, e tomar medidas cautelares para que danos não venham a ocorrer no futuro.

Tubulações

Para se construir tubos de transporte de qualquer espécie, muitas vezes a geotecnia e a geofísica juntas conseguem identificar os caminhos mais seguros a serem percorridos pela tubulação, para evitar desastres naturais, contaminação de lençóis freáticos e outros problemas que os vazamentos podem causar.

A geotecnia aliada a geofísica é um esforço que vem mudando a forma com que entendemos a construção e o solo, solo esse que tem uma grande responsabilidade, a de sustentação. Com essas duas áreas em convergência, é possível criar ambientes seguros e que diminuem os riscos de ocorrências e problemas custosos no .

Gostou deste artigo? Venha conhecer o nosso blog, temos muito mais informações precisas como essas esperando por você.

Nenhum comentário ainda