Como os métodos geofísicos (GPR) podem auxiliar em Projetos de Retrofit?

Com a difusão do conceito de Desenvolvimento Sustentável e à medida que cresce a consciência sobre o esgotamento dos recursos naturais, muitos estudos estão sendo realizados com o intuito de mapear os grandes vilões da temerosa insustentabilidade ambiental, um dos grandes responsáveis pela geração de impactos ambientais negativos. No panorama de impactos ambientais, a indústria da construção civil aparece como responsável pela extração de aproximadamente 20% dos recursos naturais e como um gerador potencial de poluições atmosférica e residual.

Com a difusão dos empreendimentos verdes, a medição e avaliação do desempenho desses empreendimentos passaram a ser imperativas para os rumos da arquitetura sustentável, servindo como parâmetro para a maximização dos benefícios de novos e antigos edifícios.

Paulatinamente e de forma isolada, uma parcela dos projetos arquitetônicos, tanto novos quanto retrofits (reformas), passa então a ser desenvolvida sob a ótica da sustentabilidade, estabelecendo padrões de sustentabilidade humana e ambiental, introduzindo novas tecnologias de menor impacto e reutilização de matérias-primas envolvidas.

Nesse ambiente de sustentabilidade, é que a Geoanalisys, prove produtos adequados a empresas que estão inseridas nesse contexto, que buscam soluções para mapeamento de interferências tais como: dutos, cabos e também estruturais, onde o método mais adequado é o GPR-Georadar, que é um método geofísico eletromagnético que fornece seções contínuas dos perfis executados, imageando as feições em subsuperfície. O equipamento transmite através de uma antena pulsos de ondas de rádio de alta frequência (entre 25 e 2500MHz) em profundidade. A energia transmitida (onda eletromagnética) é refletida a partir das estruturas em subsuperfície, ou em diferentes contatos entre materiais geológicos distintos. Quando o sinal é transmitido em profundidade e atinge corpos ou estratos com diferentes permissividades dielétricas (ε), parte da onda reflete nesses objetos ou interfaces sendo captada na antena receptora, enquanto outra parte da energia se propaga até a próxima descontinuidade.

Esta tecnologia de ensaios não-destrutivos beneficia os nossos clientes, uma vez que lhes permite executar os seus projetos de forma eficiente e eficaz, minimizando o tempo e custo do projeto. Vejamos algumas das suas aplicações:

ü  Inspeções de concreto e alvenaria

ü  Detecção e mapeamento de tubulação, galerias e fiação

ü  Investigação Geológica

ü  Delimitação de Plumas de Contaminação

ü  Pesquisa

Caso você tenha algum projeto de Reforma, Retrofit, a Geoanalisys, tem à disposição uma equipe técnica especializada pronta a atender sua demanda.

 orçamento_post

Nenhum comentário ainda