loader image

Geoanalisys

Cientistas catalogam os mais de cinco mil tipos de rocha da Terra

Gemas comomineral diamantes, rubis, esmeraldas e até a nossa tão cobiçada turmalina paraíba, e metais como ouro e platina rendem lindas joias e são símbolos de riqueza e poder há milênios, mas os minerais onde eles são encontrados não estão nem de longe entre os mais raros da Terra.

Em um esforço para melhor entender de que nosso planeta é feito e seus processos, e que também pode ajudar no estudo de outros mundos, uma dupla de cientistas criou um método para categorizar e catalogar os pouco mais de cinco mil tipos de rochas conhecidos aqui.

Levando em conta características como condições para sua formação, composição, dificuldade de serem achados e durabilidade, eles mostraram que cerca da metade das espécies minerais terrestres, 2.550, é tão rara que é encontrada em cinco ou menos lugares, com várias delas acumulando um volume total global menor que um cubo de açúcar.

“Diamantes, rubis, esmeraldas e outras gemas preciosas são encontradas em numerosas localidades e vendidas em quantidades comerciais, não são raras no sentido usado nesta contribuição”, lembram Robert Hazen, do Instituto Carnegie, e Jesse Ausubel, da Universidade Rockefeller, ambos nos EUA, em artigo no qual apresentam sua catalogação, intitulado “Sobre a natureza e significado da raridade na mineralogia” e publicado ontem no periódico científico “American Mineralogist”. “O uso da palavra ‘raro’ no contexto de ‘terras raras’ ou ‘metais raros’ é similarmente enganador, já que muitos milhares de toneladas dessas commodities são produzidas anualmente”.

Esqueça os diamantes

Assim, se você quiser dar um anel com uma pedra realmente rara para alguém, os cientistas indicam, por exemplo, uma chamada “ichnusaita”. Formado nas profundezas da Terra pela mistura do elemento radioativo tório com o metal molibdênio (de propriedades parecidas com o chumbo), um único exemplar deste mineral foi achado até hoje, alguns anos atrás na Sardenha.

Mas este não é o único caso extremo levantado pelos pesquisadores. Entre eles também se destacam o que eles chamam de minerais “efêmeros”, que se formam em condições tão incomuns, como sob grande frio ou em ambientes muito secos ou escuros, que simplesmente derretem, evaporam ou se desidratam quando submetidos a condições mais normais em nosso planeta. Nesse grupo estão ainda os que podem ser apelidados de “minerais vampiros” como a “edoylerita”, a “metasideronatrita” e a “sideronatrita”, que gradualmente se decompõem quando expostas à luz do Sol.

Também são de particular interesse na lista os minerais resultados da interação entre a vida na Terra e suas pedras, e que, por isso, contêm carbono na sua composição.

“Vivemos em um planeta com uma notável diversidade mineralógica, com incontáveis variações de cor e forma, ricos nichos geoquímicos e cativantes complexidades estruturais. Espécies raras nos fornecem uma clara e atrativa janela para sua evolução”, concluem os cientistas.

O Globo – 13/02/2016

Fonte: http://geofisicabrasil.com/noticias/204-clipping/7845-cientistas-catalogam-os-mais-de-cinco-mil-tipos-de-rocha-da-terra.html

© Geoanalisys. 2022

Made with 🧑🏼‍💻 and 🤍 by 4else + CITi

plugins premium WordPress
Precisa de ajuda?