13º Simpósio de Geologia da Amazônia

exibirRecursos Minerais e Sustentabilidade Territorial na Amazônia” é o tema do 13º Simpósio de Geologia da Amazônia (13SGA), que ocorre de 22 a 26 de setembro de 2013, na Universidade Federal do Pará. O evento, que tem como objetivo divulgar o conhecimento geocientífico e técnico produzido na Região Amazônica, será realizado no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN) e tem o apoio da Sociedade Brasileira de Geologia – Núcleo Norte (SBG – NO). A expectativa da organização é que cerca de 600 pessoas participem do encontro. As inscrições para o simpósio começam dia 11 de março, entretanto a pré-inscrição já pode ser feita pelo site do 13SGA.

Segundo o presidente da SBG-NO e coordenador do evento, professor Paulo Gorayeb, do Instituto de Geociências (IG) da UFPA, “estes simpósios têm sido o principal fórum de divulgação do conhecimento técnico e científico das Geociências na Amazônia Legal e da Panamazônia, além de suscitar discussões sobre temáticas de interesse social, relacionadas aos recursos minerais, incluindo os energéticos”. Ainda segundo ele, promove a interação entre profissionais, estudantes e gestores de órgãos e empresas públicos ou privados, além de ser um excelente espaço para a divulgação de produtos e serviços na feira de exposições que ocorre paralelamente e será realizada no foyer do CEBN.

Durante o evento, ocorrerão minicursos, sessões temáticas diversas, workshops e mesas redondas. “Nesta edição, será destinado um dia exclusivo para os profissionais professores do ensino fundamental e médio, sobre o conhecimento das Geociências, que hoje, reconhecidamente, é uma das ciências mais completas para se entender as questões ambientais”, afirma o professor Paulo Gorayeb.

Tema – De acordo com o professor Paulo Gorayeb, “o simpósio promoverá uma reflexão sobre o desenvolvimento econômico e social e da ocupação do espaço nas várias regiões relacionadas às áreas nas quais há projetos de mineração na Amazônia, levando-se em conta todas as suas peculiaridades. O pano de fundo dos estudos e debates será a preocupação acerca da sustentabilidade do território, com agregação de valores do tripé econômico-ambiental-social”.

Ainda segundo ele, este evento é importante, pois o Pará é o 2º maior estado minerador do País, que convive com as questões de exploração de jazidas de diversos bens minerais, com efeitos econômicos, sociais e ambientais.

Pesquisas – Na UFPA, a Geologia é conduzida pelos cursos de graduação na capital e em Marabá, além do Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica (PPGG). “os nossos dois cursos da capital, historicamente, têm se destacado entre os melhores do País, contando com muitos projetos de pesquisa, com grupos de pesquisadores capacitados e reconhecidos, com laboratórios modernos, em que, consequentemente, há um forte envolvimento de estudantes nos níveis de graduação, mestrado e doutorado”, afirma o professor Paulo Gorayeb.

Serviço:
13º Simpósio de Geologia da Amazônia
Data: de 22 a 26 de setembro de 2013
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes
Mais informações, no site do 13SGA.

Texto: Carlos Fernando Pinheiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação/ evento

 

 

 

Nenhum comentário ainda