Sistemas de Aterramento

O termo aterramento se refere a terra propriamente dito ou uma grande massa que se utiliza em seu lugar. Quando falamos que algo está aterrado, queremos dizer que pelo menos um de seus elementos está ligado a terra.

A Geoanalisys está apta para elaboração de Projetos de Malha de Aterramento para instalações elétricas de baixa, média e alta tensão. Projeto de Sistemas de Proteção Elétrica, Projeto de Sistemas de Proteção Elétrica contra descarga atmosférica.

Projetos Elétricos

Soluções com excelente custo-benefício, aliadas a alta confiabilidade do sistema elétrico, seja na construção ou modernização das instalações ou pequenas adequações para atendimento às normas técnicas.

  • Projetos para Adequação e Modernização de Subestações;
  • Projetos de Malhas de Aterramento (Análise e dimensionamento de Malhas de Aterramento)
  • Projetos do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) – Para-raios

Medição de resistividade do solo

A medição da resistividade e extratificação do solo, é um dado fundamental exigido na NBR 5419 para elaboração dos projetos de SPDA. É a característica do solo que vai determinar a sua resistência em baixas freqüências ou a sua impedância sob impulso é a sua resistividade, que pode ser definida como a resistência entre faces opostas de um cubo de aresta unitária construído com material retirado do local.

O procedimento adotado pela ABNT para medição da resistividade do solo é o método de wenner, através de um terrômetro de boa qualidade e precisão aferido pelo IMMETRO.

A ausência deste relatório, impede a execução dos projetos com qualidade, segurança e contraria as normas técnicas e as boas práticas de instalação. Não podemos definir uma malha der aterramento sem conhecer os valores de resistividade do solo.